quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Lista de Exercícios Regra de Três - 9º ano

1- (EPCAR – MG) Uma fábrica recebeu uma encomenda de cinquenta aviões. A fábrica montou os aviões em 5 dias, utilizando seis robôs de mesmo rendimento, que trabalharam 8 horas por dia. Uma nova encomenda foi feita, desta vez sessenta aviões. Nessa ocasião, um dos robôs não participou da montagem. Para atender o cliente, a fábrica trabalhou 12 horas por dia. O número de dias necessários para que a fábrica entregasse as duas encomendas foi:
a) exatamente 10.         c) entre 9 e 10.
b) mais de 10.               d) menos de 9.

2- (CEETEPS – SP) Uma nave foi abastecida com comida suficiente para alimentar seis pessoas durante 32 dias. Se oito pessoas embarcaram nessa nave, essas pessoas terão reservas de comida suficiente para, no máximo:
a) 20 dias.         b) 21 dias.         c) 22 dias.         d) 23 dias.         e) 24 dias.

3- (UECE – CE) Uma empresa, em Fortaleza, deu férias coletivas aos seus empregados. Sabe-se que 48% desses empregados viajaram para São Paulo, 28% viajaram para Recife e os doze empregados restantes ficaram em Fortaleza. Então, viajaram para Recife:
a) 14 empregados.         d) 28 empregados.
b) 16 empregados.         e) 12 empregados.
c) 24 empregados.

4- Um satélite percorre uma órbita de 575 km a cada minuto. Quantos quilômetros ele percorre em 1 hora e 30 minutos?

5- Em uma cultura de bactérias, a população dobra a cada hora. Se há 1 000 bactérias no início da experiência, calcule quantas bactérias existirão depois de 3 horas:

6- Se um relógio atrasa 0,5 s a cada 15 min, então em dois dias ele atrasará:
a) 1 min 36 s
b) 2 min
c) 2 min 24 s
d) 1 min 30 s
7- Em um grupo de amigos, para cada 3 mulheres há 2 homens. Se no grupo há 27 mulheres, quantos são os homens?

8- Em certa estrada, a velocidade limite é 80 km/h. Antônio costuma viajar por essa estrada e sempre dirige na velocidade máxima permitida. Ele costumava levar 5 horas para chegar ao seu destino. Recentemente, a estrada foi melhorada, e a velocidade máxima permitida passou a ser 100 km/h. Quanto tempo Antônio leva agora para fazer a mesma viagem?

9- Para fazer um suco de caju, o fabricante recomenda 5 copos de suco concentrado para cada 2 copos de água. Com 15 copos de água, quantos copos de suco concentrado são necessários?

10- Um automóvel realiza uma viagem em 5 horas viajando a uma velocidade média de 80km/h. Se a velocidade média fosse de 100km/h, quanto tempo demoraria para realizar essa mesma viagem?

11- Um automóvel realiza uma viagem em 5 horas viajando a uma velocidade média de 80km/h. Se a velocidade média fosse de 100km/h, quanto tempo demoraria para realizar essa mesma viagem?

12- Com 6 kg de farinha, Clóvis fez 8 bolos. Quantos quilogramas de farinha são necessários para se fazer 12 bolos?

13-É muito importante economizar. Guardando R$ 25,00 por mês, Teófilo conseguiu juntar uma quantia em um ano. Quanto ele deveria guardar por mês para juntar a mesma quantia em apenas 10 meses?

14- É muito importante economizar. Guardando R$ 25,00 por mês, Teófilo conseguiu juntar uma quantia em um ano. Quanto ele deveria guardar por mês para juntar a mesma quantia em apenas 10 meses?

15-Para percorrer uma distância, um automóvel demora 2h15min. Se a velocidade média é de 75 km/h, qual é a distância percorrida?


3 comentários:

  1. Josi ta certa essas questões? Porque além de repetir um tanto de questão, não encontrei duas opções de regra de três composta para o trabalho!

    ResponderExcluir
  2. NÃO CONSIGO RESPONDER O PRIMEIRO EXERCICIO

    ResponderExcluir